domingo, 2 de dezembro de 2018

Sempre pensei sobre o absurdo que era uma figura tão famosa quanto Baphomet não ter uma publicação inteira dedicada a seu nome e sua história. Eu mesmo, em um lapso de ousadia, pensei em assumir a responsabilidade de fazer esta pesquisa e, quem sabe, publicar o livro que gostaria de ler. Mas as contas não se pagam sozinhas e as responsabilidades do mundo real acabaram por me fazerem dar prioridade a outros projetos. Mas tudo bem, pensei, alguém há de preencher esta lacuna um dia.

 O LIVRO DE BAPHOMET é um livro com capa dura, escrito por Julian Vayne e Nikki Wyrd, com 223 páginas, divididas em 36 capítulos e foi publicado no ano de 2017 pela editora Penumbra.


O universo e sua origem é uma incógnita. Fruto de teorias das mais diversas, tanto no campo da ciência e especialmente no campo da religião, este lugar tão vasto e desconhecido por nós, não se permite desbravar de maneira fácil. Talvez porque, tal como o mar, seja profundo. Assim como também o é nossa mente. Tudo aquilo que é profundo, parece nos dizer a natureza, é difícil, labiríntico, inacessível pelos meios convencionais. Porém, complexo não é sinônimo de impossível e o ser humano sempre se arrisca. Neste livro tudo começa assim, bilhões de anos atrás, a gênesis das estrelas, planetas, da Terra e nós, como consequência de tudo isso. Por um segundo até pensamos que esta seria uma publicação científica ao invés de ocultista. Mas calma, há uma razão para isso.

Aqui tudo pretende mostrar-se interligado. Que a impressão de separação dentre coisas, teorias, tempo, ou o que quer que seja, são ilusões e que este próprio livro é uma teia que entrelaça as mentes dos autores e a 'terceira mente' - com seus muitos nomes genéricos e por vezes antropomorfizados -tão amalgamados aqui, que não há mais como distinguir o que é autoria de quem se não dos três.

Todo este obscurantismo característico dos fundamentos da criação, chamados por alguns de Deus, por outros de Deusa e por outros tantos de Deuses, aqui é tratado como Baphomet, mistério dos Cavaleiros do Templo, símbolo de Lévi, elemento da OTO, ferramenta da IOT e precursor da Maçonaria. Sob seu aspecto histórico, o destrinchamento começa com os Templários e as conspirações efetuadas por Filipe, o Belo, o Papa Clemente V e a condenação dos Cavaleiros a fogueira tendo como líder e maior mártir, Jacques Demolay.

A partir disso os autores nos apresentam Ordens e filosofias esotéricas que herdariam para si a tradição do uso e interpretação deste ser com cabeça de bode e corpo humano, para explicar suas próprias teorias acerca do universo e a existência. Num tempo onde ocultistas e cientistas se confundiam como sendo um mesmo, Vayne e Wyrd, tratam dos elementos históricos envolvendo figuras como Roger e Francis Bacon, Giordano Bruno, Elias Ashmole, William Harvey, Isaac Newton, o surgimento do conceito de ciência tal qual conhecemos hoje e a formação da Sociedade Real, além de outros. Com o desenvolvimento e a diferenciação dos campos, os autores passam a abordar de forma mais específica os contextos que a partir de Eliphas Levi começariam a tratar Baphomet sob diversas interpretações ocultas possíveis, sempre destacando sua relação com o obscurantismo, a associação feita com deuses pagãos antigos, a natureza e o entendimento deste signo-ser-ideia como anima mundi.

Para além dos pontos históricos, desenvolvidos e espalhados ao longo dos capítulos, alguns textos tem um caráter poético e até mesmo ético que levam o leitor a refletir sobre sua própria participação e interferência neste mundo que vivemos, as responsabilidades que temos para com todos os outros seres que nos circundam e que esta consciência de universalidade e responsabilidade ambiental está intimamente ligada ao conceito de Baphomet. Em seus últimos capítulos, a Magia do Caos é introduzida, e uma série de outras questões são abordadas. Aqui as definições de Carrol são apresentadas, o uso da Missa do Caos B, de sexo e drogas como o DMT, 5-MeO-DMT, e uma série de relatos de experiências e rituais, além de indicações de práticas de alguns deles, tais como o Ritual Gnóstico da Caosfera dentre outros.

O livro fala pouco sobre o Baphomet histórico, muito provavelmente em função do material disponível ser extremamente escasso, sendo mais especulativo que factual na maior parte dos casos. Trata com certa profundidade das possíveis origens dos Templários e toda a relação histórica que se desenvolveu a partir dali, não só em relação a ocultistas como a cientistas, dando especial ênfase a certos aspectos da ciência materialista. É uma publicação de caráter poético, filosófico, com uma inclinação a um certo senso de responsabilidade ética, tendo Baphomet como símbolo do conceito ecológico, e que em seu aspecto mágico, é voltada para praticantes da Magia do Caos. No mais, os autores escrevem muito bem. Cativam e tornam a experiência da leitura, independentemente ao assunto, bastante agradável.


por Allan Trindade





Gostou? Quer comprar O LIVRO DE BAPHOMET em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo:
https://amzn.to/2rKe48D





2 comentários:

  1. Boa noite! Não acho este livro para comprar, você não gostaria de vendê-lo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ele voltou a estar disponível no site da editora penumbra! eu comprei hoje :)

      Excluir