quarta-feira, 25 de julho de 2018

A teoria do Big Bang, que afirma que o Universo explodiu do nada, é um reflexo exato do ensinamento cabalístico de que Deus precisava criar um espaço vazio em Seu Ser Absoluto para iniciar o processo da criação. Esse recuo para criar espaço é conhecido como tzimtzum. O ensinamento diz que a Luz foi derramada no espaço, ou no Ventre Cósmico, num padrão de expansão e contração, criando a matriz original da Árvore da Vida. Era necessário haver dualidade para que a Luz fosse contida, do contrário teria fluído eternamente sem forma. pg 40


CABALA PRÁTICA SEM MISTÉRIOS é um livro escrito por Maggy Whitehouse, com 103 páginas, dividas em 15 capítulos e publicado no ano de 2013 pela editora Pensamento.

Já fazem alguns anos que a cabala ganhou notoriedade pública, especialmente depois que alguns artistas, tais como Madonna, assumiram sua relação com seus ensinamentos. De origem judaica e entendida por uns como indissociável desta religião, fato que é que há séculos este sistema esotérico vem sendo usado por diferentes segmentos, místicos ou seculares, para os mais diversos fins. Seja para compreender a complexidade do Torá ou para amarrar uma pulseira de lã vermelha em seu pulso contra o mal olhado, para aqueles que nada entendem deste contexto, eis uma obra que talvez possa lhes ajudar a dar os primeiros passos.

Em sua introdução, Maggy nos conta que sua mãe ao saber que ela estava se envolvendo com Cabala, ficou preocupada e foi consultar a opinião do vigário sobre o assunto. Resultado: foi acusada de estar envolvida com algum tipo de culto satânico ou bruxaria. Nada que em termos de ignorância nos impressione realmente. Por isso é importante que você entenda: Cabala não é religião. Repita mentalmente esta frase para jamais esquecer disso. Sendo assim, ela não foi feita para ser adorada, mas para ser estudada, compreendida e, por assim dizer, praticada e ainda segundo a autora, pode ser aplicada a qualquer segmento religioso. A Cabala tem por finalidade dar explicações sobre a criação do universo tal qual o conhecemos e os elementos nele contidos. Cabala significa 'receber' em hebraico, e é comumente conhecida por um dos símbolos mais famosos associados a sua estrutura, a Etz Hayim, ou simplesmente, Árvore da Vida, um diagrama de dez esferas e vinte e dois caminhos que as interligam.

Segundo Whitehouse, a Cabala tem sido transmitida de forma oral de geração em geração, e mesmo que seja atualizada sob determinados aspectos, não tem sofrido alterações em sua estrutura fundamental. Este sistema - quando usado em conjunto ao hebraico mas não apenas - traz consigo uma característica comum a alguns dos idiomas antigos mais conhecidos: o uso de letras também como números. Assim, um elemento de igual importância para os cabalistas será não apenas a análise dos números per se, mas o valor numérico que as palavras podem conter, uma vez que a cada uma das letras seja dada um valor, e a esta prática dá-se o nome de gematria. Dados os elementos básicos que compõem esta conjuntura, a autora nos apresenta as diferentes escolas de pensamento que carregam o nome, ou fazem uso, da Cabala, que são: luriânica, toledana, ortodoxa, cristã, alquímica, além de tratar das diversas correlações esotéricas que ocultistas fazem com a mesma, tais como com a Magia, o Tarô, a Maçonaria, a Golden Dawn, dentre outras.

À continuidade, Maggy nos fala sobre o entendimento que os cabalistas dão para a Bíblia e Deus, que em muitos casos divergem daquele dos cristãos, uma vez que entendam que é dado a todos o direito de se tornarem uno com Deus, e que isso não fora e não é uma exclusividade de Jesus. Sobre a dificuldade de traçar uma historicidade para o sistema, uma vez que tenha sido praticado de forma exclusivamente oral durante muito tempo. Como interpretar a Árvore, as Sephiroth, as relações com a Astrologia, os Anjos e Arcanjos, e conclui o livro com exercícios denominados: Fazendo do Seu Corpo a Árvore da Vida, Desenhando Sua Própria Árvore da Vida, Criando um Ambiente de Cura Cabalística, Entoando o Nome Sagrado, Meditação Contemplativa Cabalística e A Celebração de Um Ritual Simples.

O livro começa de uma maneira bem descomplicada, com capítulos tão curtos que dão a impressão que não acrescentarão em muita coisa. Porém, o desenvolvimento é satisfatório e parece mesmo que foi escrito de modo a não assustar o recém chegado com um mundo de informações. Tudo se desenvolve de forma medida, com explicações suficientes para que o iniciante possa não apenas dar passos maiores na pesquisa a partir daqui, mas para a partir dele próprio por em prática exercícios a serem experimentados sob a luz da Cabala. Como introdução, certamente recomendado.

por Allan Trindade
Gostou? Quer comprar CABALA PRÁTICA em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo:
https://amzn.to/2QNcM4p




0 comentários:

Postar um comentário