domingo, 8 de outubro de 2017


A Maçonaria, reconhecidamente uma das Ordens mais antigas ainda em atividade nos tempos modernos, tem um longo histórico de influência no mundo ocidental. Responsável pela formação de países,  influenciadora de ideais libertários e ações revolucionárias, carrega em seu peito o orgulho de ser amada por seus membros, e em suas costas o peso de ser odiada por seus perseguidores.

Costumeiramente associada de forma autômata ao conceito de sociedade secreta, tem se apresentado ao vulgo como uma Ordem discreta, uma vez que o mundo tenha plena ciência de sua existência, e que não mais faça uso do silêncio para garantir sua sobrevivência.

Em seu contexto medieval, fora centro de formação para os construtores que, através de mãos extremamente habilidosas e espírito devocional,  edificaram prédios grandiosos e imponentes catedrais, em muitos casos, ocultando entre suas colunas os símbolos e mensagens esotéricas, responsáveis pela perpetuação do conhecimento velado adquirido em algum momento misterioso de sua história.

Entretanto, o passar dos anos e as mudanças naturais aos quais todos estamos submetidos parece ter afastado muitos de seus membros modernos à busca por todos aqueles elementos e registros fantásticos que, mesmo quando encenados através de seus rituais de iniciação, parecem não convencer grande parte de seus aprendizes.

Os tempos passam e as coisas mudam. Nos dias de hoje, muitos são os maçons que encontram em suas Lojas um espaço para confraternizar com seus iguais, e dedicar parte de sua obra e investimento a caridade, usando como ferramenta a filantropia, com o objetivo único de construir um mundo melhor. Para muitos, esta é a função que lhes cabe e lhes basta. Mas existem aqueles que não satisfeitos com o cenário atual, querem escavar fundo e descobrir os poderes invisíveis que, mesmo após tantos séculos de calúnias e intempéries, ainda fazem com que tudo permaneça justo e perfeito.

A CHAVE DE SALOMÃO é um livro escrito por Lon Milo DuQuette, publicado no Brasil pela editora Pesamento no ano de 2009, com 159 páginas, divididas em duas partes.

DuQuette ocupa-se inicialmente em relatar ao leitor sua relação com a Maçonaria e descrever um pouco de sua biografia. Segundo nos conta, desde a infância fora influenciado por seu pai - um maçom que ostentava orgulhosamente diversos títulos  - a estar próximo da Fraternidade. Por ser jovem demais para os processos de admissão, fora primeiramente encaminhado para a Ordem Demolay, local onde iniciaria e desenvolveria seu fascínio por todo este contexto. Portanto, é preciso que se entenda que este livro, apesar de não ser um título oficial da Ordem, é escrito por um alguém que pertence a ela.

Sendo assim, é importante que o leitor iniciante tenha em mente que muitas das histórias contadas sobre o que seja a Maçonaria e o que fazem seus membros, quando ditas por pessoas que não pertencem a ela, podem não estar em par com a realidade. Por um outro lado, se você busca um livro introdutório sobre o tema e que, de forma imparcial lhe dará uma visão sensata sobre o contexto maçônico, sem fantasias ou proselitismo, talvez este seja o título que você busque. Isto porque à continuidade de seus capítulos, Lon nos fala sobre as origens históricas da Maçonaria, ou seja, aquelas que de fato podem ser comprovadas através de documentos, e sobre aqueles aspectos tradicionais, que podem não ter qualquer relação com a realidade.

Sim, muitas são as sociedades secretas que se apoiam em mitologias religiosas para fundamentarem seus ritos, e a Maçonaria não foge a esta regra. Segundo o autor, as diversas referências e representações ritualísticas, que de uma forma geral ilustram histórias bíblicas, são uma mostra de que o espírito religioso - mais contemplativo - em oposição ao espírito esotérico - mais investigativo - ainda preenche e dita o comportamento da maioria dos homens de avental. A argumentação de DuQuette reside portanto sobre dois pontos: primeiro, que os maçons tem demonstrado pouco interesse na investigação científica e as verdadeiras origens de suas cerimônias, e que com isso, naturalmente, podem desconhecer muito do sentido de seus próprios ensinamentos; e segundo, que talvez muitos de seus segredos recaiam, mesmo que de forma subliminar, sobre os recônditos misteriosos da magia.

Para explorar e aprofundar suas especulações, Lon conduz o leitor a uma série de questionamentos com base em elementos bíblicos e históricos. De acordo com ele, a Maçonaria apoia sua divisão de graus sobre o mito de Salomão, filho do rei Davi, e a construção de seu suntuoso templo. Faz comparativos com os relatos destas histórias contidas no Antigo Testamento e n'As Mil e Uma Noites, destacando o quanto Salomão é, neste caso,  retratado como um poderoso mago que lançara mão de sortilégios e espíritos diversos para erigir seu santuário, em oposição aquele Salomão descrito na Bíblia, retratado de forma mais modesta em seus feitos. Mas deixa claro que estas histórias são pura mitologia, uma vez que não hajam provas arqueológicas de nenhum dos elementos citados.

Saltando para um cotexto mais recente, destaca a existência dos Templários,  seu fascínio por sua história e possíveis lendas atribuídas a eles. E também alega que, apesar das diversas especulações, não existem fatos reais que liguem a Maçonaria com a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo.

DuQuette é ousado e sua bagunça argumentativa sugere, dentre outras coisas, que: se muitos dos personagens contidos na Bíblia forem fruto da invencionice e criatividade humana, e ainda que, se a Ordem Templária fora criada para encontrar um suposto tesouro de um Templo de Salomão que nunca existiu, tudo então não passaria de uma grande mentira mantida em silêncio para evitar um cataclisma no mundo medieval. Sendo assim, talvez os conflitos existentes entre os Cavaleiros do Templo e a Igreja Católica, sejam fruto da necessidade do encobrimento desta verdade;  a posse deste segredo faria com que os Templários fossem uma ameaça para a Igreja, pondo-a em risco de perder sua credibilidade histórica, não deixando alternativa se não a de ter de destruí-los completamente. 

Nesta primeira parte do livro, seu autor faz com que seus capítulos oscilem entre os tempos modernos e o passado, comparando comportamentos e ideias que se tem hoje, com prováveis ou improváveis elementos que se tinham em outras eras, fazendo com que o leitor use de seu senso crítico, mais do que a crença, para acompanhá-lo nesta viajem.

Em sua segunda parte, chamada A Magia de Salomão, trata exclusivamente de Goétia e diz que apesar da aparente incongruência desta seção para com aquela que a antecede, espera que o legente entenda as razões para tratar deste assunto aqui, ou terá falhado em seus objetivos de 'despertar o Salomão arquetípico na mente do leitor.'.

Lon é por vezes subjetivo e parece querer que aquele que o lê chegue as suas próprias conclusões baseados em suas sugestões. Ao que nos parece, a condução de toda a primeira parte serve para dizer que apesar dos mistérios e das lendas envolvendo grande parte destes elementos históricos, a influência mental que eles ativam na psique dos envolvidos é forte o suficiente para causar transformações. Ora, se a religião e o mito tem o poder de mover pessoas, Ordens e nações através de suas sugestões psicológicas, o que dizer da mágicka? Sendo assim, não há que se duvidar da eficácia da magia e portanto, por que não fazer uso dela?

Baseado nesta ideia, elenca sete perguntas que um alguém cético, ou ainda que nunca tivera envolvimento com a magia cerimonial, poderia fazer. Faz-se importante frisar aqui que DuQuette preocupa-se em dar explicações psicologistas, e não tradicionais, que poderiam ser toscamente resumidas por: faça, se der certo, maravilha, se não, você não tem nada a perder! Por fim, traz todos os elementos necessários para a prática da Goetia e sua lista de 72 demônios com seus selos e descrições.

Este é um livro básico, que oscila entre especulações sobre  Templários, segredos, magia, filosofia, história e o discurso maçônico, atrelados as lendas, crenças religiosas e populares. Seu amarrado é um tanto confuso e muitas das promessas de revelações de segredos feitas, são respondidas com o clássico 'é preciso ter olhos para ver.'.

É especialmente voltado para aqueles que já saíram do jardim de infância das teorias conspiracionistas mas que ainda não chegaram as escadarias acadêmicas. De qualquer forma, vale a leitura.

por Allan Trindade

Gostou? Quer comprar A CHAVE DE SALOMÃO em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo: 
https://amzn.to/2DeL3H9





0 comentários:

Postar um comentário