sexta-feira, 8 de dezembro de 2017


" Na manhã de 14 de janeiro de 1907, um homem vestindo um manto vermelho, considerado um irresponsável, apareceu em Kingston alertando as pessoas sobre o fato de que antes do anoitecer a cidade seria destruída. Às três horas da tarde, Kingston, e na verdade toda a ilha, foi atingida por um terremoto de grande magnitude, que não apenas deixou uma vasta área da capital em ruínas, mas matou pelo menos 2.000 pessoas. "

VODU é um livro escrito por Joseph Williams, publicado pela Madras editora no ano de 2004, com 163 páginas divididas em 7 capítulos.

É comum ouvir as pessoas falarem que não se deve comprar um livro pela capa. E as razões para isso possuem lógica tanto para o aspecto positivo quanto para o negativo. Encantar-se por uma bela estampa pode levá-lo a se decepcionar com um péssimo conteúdo. Assim como uma arte não tão atraente pode fazê-lo perder a oportunidade de ler um ótimo texto. Se podemos dizer que contra estes fatos não há argumentos, deveríamos estender o mesmo conceito para os títulos. 

Já fazia algum tempo, estávamos a procura de um exemplar que pudesse servir como uma introdução a este tema tão popularmente conhecido, e lotado de histórias (ou estórias) acerca das práticas e poderes do Vodu. Ora referido como religião, e outras tantas como ofício de feitiçaria, não deve haver uma só pessoa vivendo nas grandes cidades que nunca tenha ouvido falar nesta palavra.

O subtítulo nos tentou de forma igual: Fenômenos Psíquicos da Jamaica. Aparentemente uma combinação consistente o suficiente para suprir a nossa necessidade, e por que não dizer, também a nossa curiosidade. Mas infelizmente erramos. Isso porque apesar do título em português sugerir que este livro trata do assunto que gostaríamos que ele tratasse, seu título em inglês é muito mais justo, e provavelmente não nos conduziria de forma tão tentadora ao erro. Seu nome original, que aqui fora transformado em subtítulo, expressa bem a proposta dessa publicação. Ele não se propõe a tratar do tipo de religiosidade ou magia conhecida como vodu, mas trás a investigação do autor, que vivera por cerca de 6 anos na Jamaica, acerca dos possíveis fenômenos espirituais existentes por lá, e apresenta este trabalho como uma investigação das experiências que tivera e dos relatos daquilo que ouvira.

Em sua primeira parte, e a única que nos parece realmente interessante, elenca uma série de casos de poltergeists, ataques a jovens, batidas em cômodos de casas, apedrejamento de pessoas com pedras que surgem do meio do mato mas que não causam danos físicos as vítimas, possessões, exorcismos, etc... e demonstra que apesar do tempo em que fora escrito, no início do século XX, Williams não se deixara levar pelo apelo popular e sempre mantivera uma postura cética para todos os casos, procurando investigá-los ou se abstendo de tomar conclusões definitivas quando as provas não eram suficientes. 


Os capítulos que se seguem procuram apresentar ao leitor a relação conturbada das tribos africanas existentes naquele país, em especial a dos Ashanti, algumas definições etmológicas, ritos funerários,  suas práticas religio-mágicas conhecidas como Obeah e Mialismo, a forte crença que os pretos mantinham com estes elementos e ainda a relação destes para com os brancos e sua religião, o Cristianismo.

Este é um livro de interesse acadêmico que se ocupa em trazer descrições sobre os povos e crenças da Jamaica do início do século XX. Seu autor faz constantes referências a seu título anterior - Voodos and Obeahs - e aparentemente complementar a esta leitura (na verdade, nossa impressão é que aquele livro precisa ser lido antes deste). Os casos apresentados aqui são repetitivos e se limitam a falar de enterros e pseudo fantasmas que atiram pedras. É um livro para quem tem interesse na história da Jamaica e já detenha algum conhecimento prévio sobre aquele país e seu período como colônia do Reino Unido.

E se você está procurando por instruções sobre como costurar e alfinetar o boneco de vodu do seu inimigo, uma loja de corte e costura pode vir a lhe dar muito mais informações que esse livro, já que afinal de contas, esse tipo de instrução simplesmente não existe aqui.


por Allan Trindade

Gostou? Quer comprar o VODU em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo:
https://amzn.to/2poLWmY  








0 comentários:

Postar um comentário