segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Ao decidir se enveredar pelos caminhos do Ocultismo e do Esoterismo é absolutamente natural que você tenha dúvidas sobre quais temas ou autores primeiro estudar. Com uma variedade de opções grande o suficiente para deixar até o mais habilidoso dos 'multitarefas' confuso, dar os primeiros passos pode fazê-lo se sentir tão desemparado quanto um bebê que ainda ensaia sua saída da fase do engatinhar e se apoia, sem muita confiança, naquilo que está mais próximo. 

Ao consultar indivíduos que estão a mais tempo nesta senda, é bastante comum que estes lhe recomendem os nomes clássicos da literatura oculta, como Lévi, Mathers, Crowley, Blavatsky, Papus...dentre outros. Não podemos negar a importância de conhecê-los, nós mesmos começamos assim, e por isso também podemos afirmar que este início pode ser um tanto frustrante. E a razão para isso se dá por um motivo muito simples: eles não falavam para iniciantes! Não se espante se ao ler o Dogma e Ritual de Alta Magia, a Coletânea Hermética ou ainda a Kabbalah Revelada você não entender praticamente nada.  

Evitar os clássicos não é uma opção para o ocultista realmente empenhado na busca pelo conhecimento, entretanto, pode ser que no princípio, livros mais modernos, com uma linguagem menos complexa, possam te dar um suporte maior para encará-los doravante.

ONDE VIVEM OS DEMÔNIOS? é um livro escrito por Frater U.'. D.'. publicado pela Madras editora no ano de 2011, com 135 páginas.

Ralph Tegtmeier é uma figura relativamente conhecida no contexto ocultista moderno, especialmente nos meios thelêmicos e da Magia do Caos, graças também ao sucesso de um outro livro de sua autoria chamado Practical Sigil Magic (até a presente data, sem tradução oficial no Brasil). Entretanto, não bastasse o uso de seu moto como Frater Ubique Daemon/Ubique Deus para assinar grande parte de seus livros, aqui incorpora ainda uma outra persona, seu alter ego Tia Klara, uma bruxa velha que dentre outras atividades, gosta de suprir seu vício de beber café encontrando-se com outras senhoras, e responder perguntas de curiosos sobre religião e ocultismo nas horas vagas, enquanto fuma seus incontáveis cigarros. 

O livro, surgido a partir da coluna "Templo do Consolo da Tia Klara", presente na revista ocultista alemã Anúbis, é uma reunião das diversas perguntas enviadas por seus leitores, agrupadas aqui de forma objetiva e descontraída, mas nem por isso menos profunda, que atenderão aos anseios tanto de iniciantes, quanto de estudantes médios e avançados, partindo de temas simples como os de Sociedades Secretas, suas verdades e mentiras, até elementos mais complexos como a discussão espaço-tempo e a atuação da magia dentro deste contexto. 

Precedidas por uma pequena nota preliminar, seu título Onde Vivem os Demônios? é apenas uma de um total de 28 perguntas respondidas por esta feiticeira através da mente e criatividade de Frater U.'. D.'. :

Eu preciso de um mestre ou mentor?
Devo entrar para uma ordem magística?
A magia tem que ser sempre ritualística?
O que você acha de Franz Bardon?
A bruxaria é uma antiga religião europeia de culto à natureza?
A O.T.O "inventou" a Magia Sexual?
...


...dentre outras, que já podem dar uma noção ao leitor interessado sobre o conteúdo apresentado.

Ao terminar a leitura deste título, e admirados com o vasto conhecimento de Tia Klara, pensamos que adoraríamos recebê-la em terras tupinikins. Pois se temos o melhor café do mundo, o tabaco é produto nacional, a magia aqui tem nome de macumba, e não demora muito, em uma encruza ou outra você sempre encontra um despacho, então temos tudo que ela gosta! Por isso não temos dúvidas de que no Brasil ela se sentiria em casa. Quem sabe um dia...

por Allan Trindade

Gostou? Quer comprar ONDE VIVEM OS DEMÔNIOS em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo: 
https://amzn.to/2QJWJEE





Um comentário:

  1. Salve Allan ! Muito interessante este livro. Sua análise foi bem legal, também. Vou comprar e ler. Axé !

    ResponderExcluir