quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Em 1910 fui admitido na Ordo Templi Orientis. Dois anos depois sou Baphomet, o Rei Santo e Supremo da Irlanda, Iona e todas as Bretanhas no santuário da gnose...sou o chefe da Ordem inglesa. Começo a preparar rituais novos e melhores, incorporando o Livro da Lei nos ensinamentos da OTO. É 1915 e, tendo capturado, adorado, sacrificado e consumido um sapo sagrado, eu alcanço o grau de Magus... To Mega Therion. Em 1923 sou nomeado chefe internacional da Ordem. Título que levarei pelo resto da vida. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, apenas a sede californiana da OTO sobrevive. As sedes europeias foram violentamente suprimidas pelos nazistas. Eles próprios não eram estranhos ao mundo do oculto. É 1937 e estou ganhando a vida vendendo pílulas do Elixir da Vida. São feitas de calcário, açúcar, goma arábica e meu sêmen. Vendem bem para mulheres ricas.

A memória se apaga - estou na escuridão...uma alma à deriva no vento solar. - Cap. V

ALEISTER CROWLEY é um livro em quadrinhos, capa dura, produzido por Martin Hayes e RH Stewart com 157 páginas, divididas em 8 capítulos e publicado no ano de 2018 pela editora Chave.


Esta é uma obra de ficção baseada em fatos reais. A história começa em Netherwoods, com Crowley já velho, mais precisamente em 1947, quando recebe a visita de William Keyes, um homem interessado em escrever sua biografia. Aleister aceita e a trama então começa a ser contada conforme a memória do mago. Sua infância e a relação conturbada com sua família: cristãos fundamentalistas do segmento Plymouth Brethren, que criam na volta repentina de Jesus. Sua revolta após a morte inesperada de seu pai, culpa, em partes, de suas crenças. O encontro com Julia Baker e Cecil Jones e a entrada na Golden Dawn. A amizade com Allan Benett e o uso de drogas. As práticas com Goetia. O rápido desenvolvimento mágico na Ordem e a confusão com os membros e Mathers. O casamento com Rose e o recebimento do Livro da Lei. A criação da Abadia de Thelema. Sua morte.

Como introdução, esta é uma boa obra de ficção, com um roteiro resumido complementado por alguns elementos fantasiosos.  Embora a distinção de fato e mito possam preocupar o leitor não familiarizado com sua biografia, um capítulo denominado Exegeses se destina a distinguir cada um dos elementos reais dos ficcionais. Portanto, sinta-se confortável para desligar o senso crítico por alguns minutos antes de adentrar nos aspectos factuais da vida do biografado. Entretanto, se quanto ao roteiro e explicações não temos do que reclamar, em relação a arte dos quadrinhos sentimos que deixou a desejar. As ilustrações de RH Stewart são desconexas, não seguem um padrão de traço, em muitos momentos são escuras e confusas, chegando ao ponto de serem sujas até, dando por vezes a impressão de rafe ao invés de arte final.

A cada ano a vida de Crowley parece suscitar mais e mais interesse de ocultistas e curiosos. Conturbada, fascinante, polêmica, satânica, lamentável... são alguns dos diversos adjetivos dados pela maioria quando questionados sobre. Perceba que o todo costuma ser sempre negativo. Talvez por desconhecimento. Talvez por gosto. Talvez por ignorância em saber sob quais preceitos místicos este homem guiou sua vida. Num mundo onde o sucesso costuma ser medido por quão famoso um alguém é ou por quantos zeros possui sua conta bancária, considerar que aquele menino, nascido em berço de ouro, um milionário descendente de uma família tradicional cristã, terminaria seus dias sem dinheiro e afirmando ser a Grande Besta apocalíptica, é para muitos um fim trágico.

Mas aqueles que assim o consideram ignoram toda a trajetória de vida deste homem. Do quanto suas atitudes e investimento representam a vanguarda de seu tempo. A quebra de paradigmas, os apontamentos da hipocrisia, a criação de uma nova religião que garantisse a liberdade de toda a humanidade, o reduzir-se ao mínimo para elevar-se ao máximo, o transformar a si próprio naquilo que cria como fundamento básico: que todo homem, não importa como comece, e toda mulher, não importa como termine, é sem dúvidas e sempre, uma estrela. 

por Allan Trindade


Gostou? Quer comprar ALEISTER CROWLEY em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo:
https://amzn.to/2qAhAhQ




0 comentários:

Postar um comentário