segunda-feira, 16 de março de 2015

Iniciar a leitura de "O Mundo Esotérico de Madame Blavatsky" foi uma experiência curiosa, por ver como alguns me observavam - quando dentro de algum transporte público - com este título na mão. As reações se deram por diferentes tipos de pessoas, que dentre olhares de curiosidade, e alguns pequenos sinais corporais, se destacaram até o ponto de uma abordagem direta. 

A primeira delas foi um homem, que já há algumas estações do metrô me olhava impaciente, como que na intenção de me falar algo ou puxar algum assunto. Não deu tempo, mas ao passar por ele para sair do vagão, subitamente pegou no meu braço e disse: "Blavatsky?! Muito bom!", com um sorriso meio desconcertado, ao que respondi também sorrindo de forma simpática, mas já de saída. 


O outro, num outro dia, entrou no vagão distribuindo algum tipo de livreto. Ao chegar a minha frente, olhou para a capa do livro e disse: "- Ah Blavatsky? Estou estudando sobre ela na faculdade!"...trocamos algumas frases até que ele me entregou o tal livreto, que era na verdade um pequeno fanzine de poesia, que vendia ao preço que quem quisesse pagar, mas que curiosamente tinha um “Sigilo Mágico” na capa. E por isso perguntei: 

"Você estuda magia ou esoterismo?" 
"Não, não...só faço poesia mesmo..." 
"Então quem fez este Sigilo pra você?" 
"Sigilo? (perguntou sem entender) Este desenho? Eu mesmo que fiz, na verdade juntei vários símbolos e transformei eles num só, tem um significado, mas é meio longo para explicar..." 
Eu, após dar um sorriso de satisfação por saber como curiosamente as coisas muitas vezes acontecem, disse: "Não precisa explicar, perguntei só por curiosidade mesmo...boa sorte!" 

Já o terceiro, estava do outro lado da estação, era um senhor, que lia uma edição do Kabbalah Revelada de Knorr von Rosenroth publicado pela Madras Editora. Se achegou para comentar sobre Blavatsky, se apresentar como Maçom, e dizer que achava muito importante que mais pessoas - e principalmente os jovens - tivessem interesse pelos escritos dela.


Mas, apesar das manifestações dos citados, o livro não é um livro de Helena Petrovna Blavatsky e sim sobre ela, esta figura que tanto povoou a fala e os ouvidos de tanta gente ao redor do mundo no século XIX - e me parece que até o século XXI...

A edição é uma coletânea de relatos reunidos por Daniel Caldwell e traz em seu conteúdo os argumentos contra, mas principalmente, a favor da defesa de Blavatsky como uma legítima Iniciada e detentora de certos dons especiais. Com um desenvolvimento um pouco maçante e repetitivo, o livro traz de maneira mais ou menos cronológica, através de diferentes relatos de diferentes pessoas, que, de uma maneira ou outra, tiveram a oportunidade de viver ou se relacionar com a madame - incluindo-se nestas, figuras de destaque da Sociedade Teosófica, tais como Coronel Olcott, Annie Besant e Leadbeater - a biografia de uma das mulheres que é uma das figuras mais significativas para o esoterismo ocidental.

Com 352 páginas, o livro pode ser um banho de água fria (do Ganges) sobre a fronte daqueles que se prendem demais aos aspectos humanos – e quem sabe mundanos – dos que por vezes são aclamados como mestres por aqueles de alma menos investigativa. Porém, a exemplo destes últimos, o livro é também um convite e nos instiga a querer entender como uma figura tão controversa, tão envolta em escândalos de supostas falcatruas e charlatanismo, possa ter sido mestra e criadora de uma Sociedade que influenciou e influencia, através de seus ensinamentos orientais, mentes das mais simples as mais sagazes, até os dias de hoje... 

por Allan Trindade


Gostou? Quer comprar o MUNDO ESOTÉRICO DE MADAME BLAVATSKY em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo: 
https://amzn.to/2xx2n45



0 comentários:

Postar um comentário