quarta-feira, 6 de julho de 2016

- Que capa bonita! Comprou? Que livro é esse?
- São Cipriano, te disse que ia comprar.
- Nossa! Não vou nem abrir!
- Por quê?
- Dizem que se abrir tem que ler até o final...

O primeiro contato que tive com esse livro foi há muitos anos atrás. Uma cópia velha e maltrapilha que uma amiga havia me emprestado. Já naquele tempo o alerta havia sido dado: "Este livro é muito perigoso! Não é bom deixar ele em casa! Estou te emprestando mas nem deveria! Cuidado com a oração da Cabra Preta!" Tantas exclamações até me impressionaram na época: eu, um adolescente recém saído das amarras do Cristianismo que ainda trazia nas costas o peso da cruz do Deus de Nazaré que a Igreja de Roma havia jogado sobre meus ombros: pecado, culpa, temor e sectarismo eram meus estigmas. E por que diabos estaria interessado em ler o livro de um santo justamente naquele momento? Não era interesse, era curiosidade. Quem sabe o grande-bruxo-são-capa-preta-Cipriano, tivesse algo de interessante a me ensinar.

Seu aspecto usado e sujo unido a todo aquele sensacionalismo, mexeriam com o ceticismo de quase todo ser vivente deste planeta...ou ao menos aqueles que, de uma maneira ou de outra, possuem o mínimo de fé. Resolvi encarar o desafio. Entre "hocus pocus" mirabolantes, sapos com bocas costuradas dentro de cemitérios, drinks de sangue puro de cabras brancas virgens, diabinhos criados de ovos de galinha e sêmen, rituais para invisibilidade, centenas de outros tantos para trazer a pessoa amada a seus pés, orações para Jesus, Maria e José e orgias com bodes, por fim, nem mesmo o viço da minha adolescência ele fora capaz de despertar. Vi-me quase totalmente desinteressado por tudo aquilo: não tinha a menor intenção de cozinhar um gato preto até que sua carne se desprendesse de seus ossos, nem tampouco enfiar favas no ânus de cachorros. Li e devolvi o livro maldito.

Mais de uma década se passou. Não morri. Ele reapareceu, numa forma muito mais bonita, com capa dura, intacto e aos montes na estante de uma livraria. E onde quer que fosse, o via, sempre em duas versões: Prata e Preta. Talvez fosse um sinal. Resolvi comprá-lo. Desta vez eu mesmo fui atrás dos alertas. Eles aumentaram e se tornaram ainda mais "assustadores". Pragas de maldições eternas, morte de parentes, casas incendiadas, e relatos dos mais cinematográficos, encontrados na boca de cada um que tinha no seu ouvido a pergunta: você conhece o livro de São Cipriano?

Eu, em minha arrogância, ri da maioria deles. Vide minha experiência do passado, nunca imaginei que dessa vez, algo pudesse me acontecer ao ler esse livro...mas eu estava enganado...

São Cipriano - Capa Preta é um título publicado pela editora Pallas, no ano de 2014, com 448 páginas, 13 capítulos e possui sua autoria atribuída a Cipriano, o Bruxo.

As origens deste livro se perdem nos meandros da história, e tampouco parece haver algum  estudo - interesse - realmente aprofundado sobre suas raízes, por parte daqueles que são empenhados na pesquisa exotérica ou ocultista. Uma possível explicação para isso talvez se dê pelo fato de que este grimório passou tanto tempo nas mãos de pessoas ignorantes, e foi possivelmente incluído e modificado tantas vezes, que se torna quase impossível distinguir o que lhe é original, daquilo que não passa de cultura popular.


Neste caso em específico, o mesmo é iniciado com uma introdução - não assinada - que se pretende distinguir a figura de Cipriano o santo, do bruxo. Nada que de fato vai  lhe instruir sobre tais diferenciações "históricas", mas ao menos lhe dará um direcionamento neste sentido. Tal esforço parece não ajudar muito à continuidade de sua biografia, já que logo em seguida, o livro nos traz diversos relatos que misturam a figura de um Cipriano pagão, com a de um Cipriano arrependido e convertido, por diversas vezes, em diversos momentos, por diversos motivos, ao Cristianismo, que por fim, parecem indicar que Cipriano bruxo ou santo, são um só.


O cerne da maioria destas histórias resumem-se a um motivo único: o desejo por mulheres
impossíveis, que pela força de sua fé, raramente sucumbem aos feitiços do bruxo. Em observação a
esta resistência, Cipriano sempre questiona ao "Demônio"sobre os motivos para a falha de seus
encantamentos. Este, por sua vez, explica que os poderes do Deus de Israel são muito superiores aos seus, e que a potência da crença destas mulheres as protege de qualquer mal. Proselitismo é pouco
para definir...


Tanta confusão não deve impressionar aos leitores com maior nível cultural e senso crítico mais apurado; não há dúvidas, nenhum dos relatos sobre sua existência e atuação são confiáveis e verossímeis. Contradições, histórias repetidas contadas por diferentes motivos e com diversos finais são uma constante neste livro. E ele vai além. O título contém uma série de imagens que supostamente ilustram cenas de sua vida, e signos diversos, atribuídos de forma direta e indireta ao Bruxo. E não é difícil encontrar descrições absurdas sobre certos símbolos e até mesmo erros primários da posição de selos.


A nível ilustrativo, encontramos na página 223 um pantáculo de Vênus, apresentado de ponta cabeça, e descrito como sendo de uso comum de feiticeiros egípcios, que "não realizam trabalhos sem o traçado mágico que o desenho mostra."

Em minhas pesquisas sobre o que as pessoas dizem sobre o Capa Preta, encontrei uma forte crença não só em poderes pseudo emanados do livro, como a ideia de que o título fora escrito de próprio punho pelo feiticeiro. Não se iluda. Cipriano é dito como tendo vivido no século III e na página 186, descrições sobre o que fazer em caso de ser pego praticando magia pela Inquisição Católica, sugerem então uma data que giraria em torno da Idade Média, mas que ainda assim não seria contemporânea a pseudo existência do bruxo, ou do santo. Desta forma, como poderia ter sido ele o escritor da obra?

A edição ainda traz alusões contemporâneas. Um desses casos é dada ao livro "Magus" na página 243, de Francis Barrett publicado no ano de 1801; a Eliphas Levi, famoso ocultista francês também do século XIX na página 187; e não obstante, ao LSD, substância química isolada apenas no século
XX, na página 231. Se muito, o título não passa de uma antologia, que pratica os moldes dos antigos métodos de publicação de livros; o uso do nome de alguma figura de forte apelo popular, para dar credibilidade a obra e alavancar vendas.

O título é essencialmente cristão e brinca com um forte apelo a conversão ao Deus de Israel na mesma medida que ensina como fazer pactos com o Demônio. Magia negra e rituais de ataque e amarração são uma constante, e a não ser que você esteja realmente disposto a sujar suas mãos com sangue - em muitos casos literalmente - o livro não lhe será muito útil.  Seus rituais simples por sua estrutura, e complexos por seus ingredientes, são sem dúvidas um diferencial se comparados a sistemas e grimórios mais Tradicionais, usados por ocultistas com uma tendência mais teúrgica. Entretanto, todo este cenário parece preencher exatamente as descrições cinematográficas de bruxos e bruxas que supostamente se reuniam em sabás para adorar bodes, praticar orgias e assassinar crianças.

A nível prático, nele você encontrará três perspectivas possíveis: a de usar este grimório apenas para um fim exclusivo, como para amarrar uma pessoa amada, por exemplo; a de se tornar um feiticeiro seguindo um guia prático de feitiços, para fins diversos; ou conforme ensinado em seu apêndice, poderá iniciar e ser iniciado em rituais de magia negra, para se tornar um bruxo e em seguida, alto sacerdote, conforme descrito em seu conteúdo.

São Cipriano - Capa Preta une histórias à feitiços, exorcismos em latim à receitas diversas de poções e magias, além de sugerir que o feiticeiro, além de santo era também alquimista e cartomante. É recomendado para todos aqueles que tem interesse por ocultismo, não apenas pelo seu aspecto prático, mas também "histórico". Possui um ótimo acabamento editorial e é digno de fazer parte da biblioteca de qualquer estudioso sério.

Mas não espere por nada além de uma bela edição de capa dura e letras douradas: sua casa não vai pegar fogo, você não vai morrer por ter comprado este livro, e nem tampouco a cabra preta vai puxar seu pé a noite...mas é possível que o conteúdo do livro tenha o poder de fazer com você o mesmo que fez comigo: me deu sono!


                                                                                                                             por
Allan Trindade
Gostou? Quer comprar o SÃO CIPRIANO em um local seguro, com um preço mais em conta e ainda patrocinar o blog sem isso lhe custar nem um centavinho a mais? É só clicar no link abaixo:    https://amzn.to/2PNjPZB



18 comentários:

  1. Já tive uma cópia desse livro e apesar das recomendações pra não, o li várias vezes e confesso q foi decepcionante.

    ResponderExcluir
  2. Conheci algumas pessoas que tinham esse livro , uns ficaram na miséria , outros se mataram e outros ficaram loucos , falo por experiência própria eu tinha um e lia todas as noites quase fiquei louco , via vultos dentro da casa e sentia presença de alguma coisa tambem , não recomendo para ninguem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério mano , estou pesquisando sobre , achei interessante mas não de lê o livro

      Excluir
    2. Fala sério só se for pela , egregora que o mesmo possa evocar pela proposta popular, porque o mesmo não é mais assustador que um gibi do senhor Maurício de Sousa né rsrs.. .......

      Excluir
  3. Já assisti, e inclusive comentei também esse vídeo, brilhante vídeo Allan Trindade, sinceramente, estava a faltar uma análise fria e técnica sobre a ótica ocultista desse livro como você fez bem, mais completo do que este, só se você fizesse uma análise comparativa de todos os livros editados de título semelhante, mas aí haja dinheiro na tua conta para poder adquirir todos. kkkkk...

    Vale ressaltar que antigamente o livro não era pertencente só de São Cipriano, mas também de sua esposa a "Santa Justina" que com o decorrer dos anos fora suprimida do título original a cada nova edição. Vede essa capa, por exemplo: http://1.bp.blogspot.com/-jipbgER781c/USih_kPdNSI/AAAAAAAALOs/wXoDemMXyNY/s1600/Libro+de+San+Cipriano.jpg

    segundo esse site: www.religiosidadepopular.uaivip.com.br/cipriano.htm enterritório nacional , o mais antigo livro de São Cipriano publicado aqui foi "O Verdadeiro Grande Livro de S.Cipriano"(ou: Thesouro do Feiticeiro). Publicado no Rio de Janeiro pela Livraria Quaresma.Ed. em 1926, Livraria aliás onde trabalhou meu trisavô Annibal de Andrada Mascarenhas. Embora ele tenha morrido dois anos depois da publicação do mesmo, gosto de pensar que ele talvez se interessasse pelo ocultismo, tendo em vista que um de seus pseudônimos era "Tycho Brahe", nome de um astrônomo dinamarquês. Eis aqui a capa da edição brasileira da época: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/2f/8d/d6/2f8dd64ef5aae6ca23eed4477bee43e8.jpg

    Outro ponto que eu gostaria de ressaltar é o fruto gerado das relações econômicas entre Portugal e os países nórdicos. Como é de conhecimento da maioria, o peixe bacalhau faz parte da culinária tradicional portuguesa, o que alguns não sabem é que Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários gêneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito "original", ou "verdadeiro", o bacalhau encontrado no mar Atlântico, chamado Gadus morhua, que é uma das cerca de 60 espécies da mesma família de peixes migratórios. O Gadus vive nos mares frios do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque. Dessa forma, era comum as viagens de portugueses para mares gélidos em busca desse peixe.

    Dessa relação é provavel que tenha dado origem ao escandinavo "Cyprianus", conhecido também como "svarteboken" (livros negros) que datam de 1682, mas reivindicam-se ser pertencentes ao anos de 1529. Para saber mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Cyprianus
    A capa deste Cyprianus, por exemplo, https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/Cyprianus.jpg indica que ele foi publicado em 1916 e chama-se um "livro do sonho e fortuna (eu acho)", e promete também um almanaque astrológico de Tycho Brahe (Olha ele aqui outra vez).

    Enfim, essas são algumas curiosidades que eu tinha a trazer sobre a obra. Parabéns pelo trabalho e continue a produzir em seu tempo. Seu trabalho é de grande valia.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho em casa e NUNCA me causou problemas nenhum! Aliás, não tenho somente este do São Cipriano, tenho outros. Agora, conheço pessoas que como alguns dos comentários, piraram! Um ex meu, leu a temida e última página e ficou seis meses, sem conseguir dormir bem, também vinha vultos e relatava experiências estranhas! Creio que pode sim, ocorrer algo, mas acho que depende de cada um!

    ResponderExcluir
  5. https://www.clubedeautores.com.br/book/210812--Thesaurus_Magicus_II?topic=seitaseheresia

    O segundo volume da coleção Thesaurus Magicus reúne os três textos do século IV que deram origem à tradição mágica associada ao nome de São Cipriano (Conversão, Confissão e Martírio), os quatro grimórios ibéricos mais importantes do século XIX (o português que deu origem às versões brasileiras e os espanhóis que contém as instruções de magia cerimonial) e diversos outros textos mágicos associados ao Santo Feiticeiro. O material foi organizado em seções que permitem uma análise compreensiva do conteúdo (Origem do Livro, Vita Cypriani, Arte Mágica, Talismãs e Amuletos,O Livro dos Espíritos, Preces de Cipriano, Exorcismos, Tesouros Mágicos, Segredos Mágicos). A introdução histórica de Humberto Maggi fornece uma ampla e detalhada descrição sobre as origens e o desenvolvimento da tradição do século IV ao século XIX. A edição é enriquecida com um Prefácio de Nicholaj De Mattos Frisvold e a Apresentação de Felix Castro Vicente.

    As tradições mágicas associadas a São Cipriano surgiram no século IV com os primeiros textos de apologia ao Cristianismo que criaram a fabulosa figura desse feiticeiro arrependido, martirizado e santificado.

    Embora o Cipriano de Antioquia histórico nunca tenha existido, esses textos foram bem-sucedidos em criar uma grande lenda; entretanto, o que seus autores não esperavam era que Cipriano passasse a ser uma figura importante no imaginário mágico, acabando por promover aquilo que tentaram destruir.

    ResponderExcluir
  6. Esta escrito não tentar o senhor téu deus resistir ao diabo e ele fugirá de você só o senhor e deus Léia a blibia e terá tudo o quê quiser

    ResponderExcluir
  7. Tenho o exemplar da bruxa Évora de 1928. A feiticeira que ensinou Cipriano

    ResponderExcluir
  8. A minha a vó quer mi dá um livro de são Cipriano .tem alguns da minha família q mi dizem que traz maldição .só que eu quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro
    Me atrai muito meu pai já leu e não gosta de conta sobre o assunto ele não responde quando perguntado o que aconteceu

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o livro e me falaram gue acontece maldicoes e falam para mim gueimar sei la comigo não acomteceu nada más sei de pessoas gue não dormi ve vultos não sei é estranho eu numca li o livro está guardando

    ResponderExcluir
  11. Comigo só deu sono , e com vocês ...

    ResponderExcluir
  12. Gente pensa bem antes de fazer qualquer coisa

    ResponderExcluir
  13. Acredito nos poderes de São Cipriano, mas na questão de ver vultos concordo com você porque vai de pessoa pra pessoa, partir do momento que queremos algo sempre devemos orar em prol de daquilo que acreditamos e temos fé e é por isso muitos recorrem a São Cipriano que ele ajuda aquele que tanto precisa. E acredito que vai mim ajudar durante minhas orações ����

    ResponderExcluir
  14. REZA BRAVA…PODEM ACREDITAR!! Oração das 9 almas- para ter seu amor em seus pés. OraçÃo das 9 almas rua abaixo, rua acima vejo (VFC). que pelas almas vem gritando, valei-me, valei-me daqui eu não passo a ti valer, só as 3 almas dos aflitos que passa a ti valer, as 3 almas que passar a ti valer. As 9 almas que passar a ti valer são as que morrerão enforcadas, as que morrerão desastradas, as que morrerão pelo mal do amor. Que junte às 3 às 6 e encorpore no corpo de (VFC). Se estiver dormindo, não dormirá; se estiver bebendo, não beberá; se estiver conversando, não conversará; se estiver com outra mulher, não ficará, não terá prazer com mulher nenhuma enquanto comigo (VFC) não vir a casar. Não sossegará tomai vós em nome de Deus pai todo poderoso que dai força as 3 almas dos aflitos para vencer o coração de (VFC) para mim (RF) mais ninguém. Reza 1 pai-nosso e 1 ave-maria ofereça as almas. Ter seu amor para sempre: pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes da água, invoco as treze almas benditas pela força dos corações sangrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde está neste momento (VFC), trazendo seu espírito até mim amarrando-o definitivamente ao meu. Que seu espírito se banhe na essência do meu amor e me devolva o amor em dobro. Que (VFC) jamais deseje outra mulher ou homem se interesse por outra pessoa, que seu corpo apenas a mim (RF) pertença. Que somente se realize em todos os sentidos e se sinta feliz apenas comigo. Que (VFC) não coma, não beba, não durma, não fale, não descanse, não ouça, não veja, não cheire a não ser na minha presença, pois se não fizer isso, a terra se abrirá e a natureza estremecerá. Que os meus grilhões o prendam para sempre a mim pelos poderes desta oração. Que assim seja, assim se realize, assim está feito. amém. Após rezar horas abertas…”que o seu amor por mim seja maior que o número de pessoas que irão ler esta mensagem” São Cipriano, feiticeiro e cristão, justo e ímpio, conhecedor e dominante em suas artes religiosas, te invoco de todo o coração, corpo, alma e vida para a realização de meus objetivos. Peço a todas as forças superiores, a santíssima trindade, forças do mar, do ar, do fogo, da natureza e do universo para que faças cair em meus braços (VFC) e fique preso a mim (RF) na minha mão, amoroso, carinhoso, fiel, sincero, leal, trabalhador, ciumento e honesto.”(VFC) que da minha mão você jamais escape”.Que debaixo deste santo poder tu (VFC) não possas comer, nem beber, nem dormir, nem descansar, nem trabalhar, nem estar em parte alguma do mundo, sem que esteja em minha companhia. De fome nem tu nem eu haveremos de morrer, de sede nem tu nem eu haveremos de ficar, dinheiro na tua mão e na minha mão não há de faltar, os meus inimigos nem eu, nem tu haveremos de ter, pois não haverão de nos enxergar. Enquanto você (VFC) não se voltar para junto de mim o seu descanso será como vivem as almas do purgatório, queimando e vagando constantemente pelo mundo, como o vento no ar, as ondas no mar, a maré a subir e a descer, sempre em constante movimento, será esse o descanso que te dou enquanto a mim tu não vieres definitivamente para sempre. Ó cabra milagrosa que no monte subiu, traga até mim (VFC) que dentro de seu coração, seu pensamento, sua mente, não possas aguentar de solidão e se volte para mim como um cordeiro, manso e dócil, que será carregado debaixo de meu pé esquerdo com todo amor. Que (VFC) se volte para mim de todo o coração, corpo, alma e vida, fique comigo, seja fiel, amoroso, sincero, leal, honesto, trabalhador, saudável, e ciumento, me faça feliz e sinta-se feliz comigo para sempre e que nosso amor seja fortalecido e intensificada espiritual e sexualmente cada dia mais para sempre. que assim seja, assim se realize, assim está feito. Amém. Agradeço. Publique em 7 altares diferentes com fé, pois essa oração é poderosíssima. Acredito e vou ter (VFC) para sempre.

    ResponderExcluir
  15. EU LI O LIVRO E TENHO EM CASA, ACHO MUITA TOLICE TER MEDO, POIS SÓ ATRAIMOS O MAL QUANDO TEMOS UM CORAÇÃO ABERTO PARA ELE, NÃO POR LER OU GUARDAR NA ESTANTE O LIVRO DE SÃO CIPRIANO, COMPLETA IDIOTICE....

    ResponderExcluir