sexta-feira, 27 de março de 2020

... Equilíbrio é a base da Obra. Se tu mesmo não tiveres uma fundação estável, sobre o que ficarás
para dirigir as forças da Natureza?
...Estabeleça a ti mesmo em um equilíbrio de forças, no centro da Cruz dos Elementos, aquela Cruz de cujo centro o Verbo Criador foi emitido no amanhecer do Universo.
Sê, portanto, rápido e ativo como os Silfos, contudo evita a frivolidade e extravagância; sê enérgico e forte como as Salamandras, mas evita irritabilidade e ferocidade; sê flexível e atencioso com as imagens como as Ondinas, todavia evita indolência e volubilidade; sê aplicado e paciente como os Gnomos, porém evita grosseria e avareza.
Desse modo, gradualmente desenvolverás os poderes de tua alma, e te habilitarás a controlar os Espíritos dos elementos. ...

- Liber Librae



O RITUAL MENOR DO PENTAGRAMA é um livro escrito pelo Oásis Quetzalcoatl, corpo local da Ordo Templi Orientis, com 52 páginas, divididas em 8 capítulos e foi publicado no ano de 2019 pelo Clube de Autores.


O pentagrama. Figura de uma estrela de cinco pontas com traçados que conectam todos seus lados. Um símbolo universal, porém, de diferentes significados. Taxado como sendo o selo do próprio demônio por alguns, este gráfico tão facilmente encontrável nos mais diversos contextos mágicos costuma significar principalmente uma coisa em síntese e de acordo com a Tradição: o homem em seu mais perfeito equilíbrio. Os mais associativos não cometerão erro se ao virem o relacionarem ao Homem Vitruviano de Da Vinci. 

Se para alguns tal explicação faz-se suficiente, para tantos outros, de natureza mais investigativa, e por que não dizer, esotérica, não se darão por satisfeitos e quererão saber mais. E para seu acalanto, o ocultismo nos oferece mais. Segundo a Filosofia Mágica, o pentagrama não representa apenas o homem pleno, pura e simplesmente por uma capacidade associativa com a figura humana, mas, essencialmente porque cada uma de suas pontas representam um elemento, a saber: terra, fogo, água e ar, encimados pelo quinto elemento, o espírito. Tais componentes são correspondentes a diversos aspectos não materiais da existência humana, como a relação que se faz da água com os sentimentos, ou do ar com o intelecto, por exemplo, e é o espírito que não apenas reúne sob si todos os outros, como os equilibra e controla. 

Através desta lógica, muitos são os rituais que possuem em sua estrutura este símbolo tão cheio de sabedoria e poder, e não diferente, fora assim também criado o ritual que dá nome a este livro. O Ritual Menor do Pentagrama nos foi legado a partir da criação da Ordem Hermética da Aurora Dourada, ou como também é deveras conhecida, Golden Dawn. Estruturado de modo a cumprir diversos usos, como a invocação das energias elementais, é praticado costumeiramente como uma ferramenta de banimento de energias indesejáveis, precedendo qualquer ritualística de caráter mágico, divinatório ou religioso. Mas não apenas. Levando em consideração o fato de símbolos esotéricos serem por princípio imagens que resumem e facilitam o acesso imediato de seus adeptos aqueles conceitos complexos que já tenham sido absorvidos previamente, espera-se que o praticante realize este rito ao menos uma vez ao dia, de modo a tornar-se aquilo que o símbolo representa: um homem em seu perfeito equilíbrio. Ao rodear-se de pentagramas, o homem torna-se o pentagrama e o pentagrama torna-se o homem.

Esta publicação faz parte de uma série de ensaios escritos pelos membros do Oásis Quetzalcoatl, um corpo local da Ordo Templi Orientis, que visa facilitar, em sua brevidade de 50 páginas, o acesso a todos aqueles interessados em compreender um pouco mais as origens deste ritual tão comumente falado. Em sua estrutura, o livro nos apresenta capítulos que dissertam sobre O Que é o RMP e de Onde Provém, Correspondências Cabalísticas, Os Usos do RMP, A Cruz Cabalística, O Exercício da Cruz Cabalística, além é claro, de todas as instruções sobre como praticá-lo, tanto a maneira tradicional, quanto sobre os modos de adaptá-lo a seu próprio universo.

Um livro simples para quem busca explicações simples.

por Allan Trindade



0 comentários:

Postar um comentário